História do Grupo Educacional Itecne



     Desde 2002, quando o Grupo Gestor Itecne iniciou as atividades na implantação do setor de pós-graduação, começou a gestação de uma forma diferenciada de trabalho acadêmico, notadamente com a oferta de cursos de especialização lato sensu. Este trabalho se caracterizou pelo que se convencionou chamar de "construção compartilhada", ou seja, não há uma direção centralizada e centralizadora. Pelo contrário, cada curso, desde o início de seu projeto até a consolidação de uma turma, é resultado de uma rede de colaboradores, em que todos compartilham responsabilidades, tarefas e resultados. A própria direção fez opção por denominar-se "Conselho Gestor", reafirmando o princípio de uma gestão participativa.
     A experiência frutificou em uma variedade de cursos de pós-graduação, e a formação de inúmeras turmas espalhadas pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Mais do que a questão quantitativa é importante ressaltar a criação de um clima de fraternidade entre todos os membros desta imensa rede.
     Em 2007, pensando na continuidade desta forma de trabalho, foi criado o ITECNE, com a proposta de trabalhar na Educação Básica e na Educação Superior. Inicialmente, com cursos de formação profissional, tanto os cursos livres, quanto os de nível médio. No final daquele ano, o ITECNE teve a oportunidade de adquirir uma instituição de educação superior, a Faculdade Harpa de Cascavel, a qual passou a administrar a partir do mês de outubro. Com isso, a Faculdade Harpa passou a denominar-se Faculdades Itecne de Cascavel, dando continuidade ao curso de Serviço Social já existente, e já em dezembro daquele mesmo ano, conseguiu autorização para realizar o processo seletivo para o curso de Tecnologia em Agronegócio. A partir do início de 2008 passou a trabalhar também com cursos de pós-graduação lato sensu.
     No ano de 2009, o Grupo Educacional Itecne consolidou-se em Curitiba instalando-se no centro da cidade e ofertando 40 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
     No ano de 2010 o Grupo Educacional Itecne estendeu sua atuação em Curitiba, administrando o Colégio Madalena Sofia, referência em educação na cidade. A proposta do Grupo é dar continuidade ao excelente serviço educacional prestado pelo colégio ao longo dos mais de 50 anos de sua história. Assim, o Grupo Educacional Itecne atua, também em Curitiba, do maternal até a pós-graduação.
     É com base na história e na experiência do Conselho Gestor e de sua equipe de colaboradores, que o Itecne une tecnologia e educação a serviço da vida, sempre preocupado com a capacitação profissional aliada a uma formação integral dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Assim, por um lado a preocupação com uma formação tecnológica, cada vez mais necessária nos dias de hoje, e, por outro o enfoque na formação humana, levando em conta a formação para a virtude, são os aspectos que constituem a base do trabalho da Instituição.

    Vale lembrar que todos os cursos reailzados pelo Itecne são reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC.