top of page

OBJETIVOS DO CURSO:


- Instrumentalizar educadores para a realização de análises educacionais de indivíduos e grupos através de ferramentas clínico-terapêuticas adaptadas à educação: os exames categoriais (localização existencial do indivíduo), o trabalho com a historicidade (história de vida), a Estrutura de Pensamento (estruturação interna do indivíduo) e as macro-interseções (dinâmicas de funcionamento de grupos);


- Instrumentalizar educadores no desenvolvimento de ferramentas de ensino específicas aos grupos ou indivíduos assistidos, visando desenvolver metodologias pedagógicas de melhor desempenho educacional e existencial;


- Trabalhar ajustes existenciais e a melhoria da qualidade de vida do docente, concomitante ao curso e através de disciplinas específicas;



- Trazer uma nova visão acerca da gestão pedagógica e do empreendedorismo na educação;

PÚBLICO:



Profissionais com graduação que atuem na educação, especialmente professores, diretores de instituições educacionais, orientadores pedagógicos e profissionais de outras áreas que desejem conhecer a Filosofia Clínica

Turma de Filosofia Clínica em Chapecó/SC

2012

CARGA HORÁRIA:



432 h/a (372 h/a presenciais com professores de várias regiões do país + 60 h/a de TCC com acompanhamento);



(certificado, orientação e correção do TCC inclusos no valor do curso);

A Pós-graduação em "Filosofia Clínica aplicada à Educação" possui entre seus diferenciais:



- O curso pode ser ajustado de acordo com as características e necessidades do grupo ou local;
- É um curso voltado tanto para a formação  e aprimoramento profissional do educador quanto para o desenvolvimento existencial deste.

BENEFÍCIOS:



- Abordagem inovadora que possibilitará uma visão diferenciada do processo de ensino-aprendizagem do aluno ou grupo assistido;


- A Filosofia Clínica é uma abordagem que pode contribuir de forma significativa nos processos existenciais do educador, através do autoconhecimento e de ferramentas que possibilitam desenvolvimento pessoal e profissional;


- O direcionamento humanístico do curso promove uma vivência mais harmônica do professor em sala de aula, no contato direto com seus alunos, o que também se expande para a vida pessoal, familiar, social e profissional;

PREZADO EDUCADOR!




      O projeto que originou essa pós-graduação tem seu eixo em um propósito: o da contribuição dessa diferente maneira de CONHECER o Ser Humano, a Filosofia Clínica, para o mundo da Educação.
      O corpo docente todo é formado de Filósofos Clínicos e de educadores, pessoas que vivenciam em seu dia-a-dia esta que é uma das mais interessantes habilidades humanas: a capacidade de aprender e a faculdade de ensinar.
      Pudera ter a vida conduzido a nós educadores para uma outra área como a saúde, o comércio, a segurança, a ciência, a tecnológica ... mas não, EDUCAR é o que nos propomos. Em um determinado momento da nossa existência o processo iniciou. Curioso que para alguns aconteceu bem cedo, quando colocava seu irmão caçula sentado no chão e ensinava para ele a letrinha A em um livro de historinhas ou mesmo riscando em uma pequena lousa, quando não era na parede do quarto. Logicamente não foi assim para todos, cada um de nós tem os motivos próprios dessa escolha, é só dar uma olhada em nossa história de vida e lá estarão os elementos que nos impulsionaram para o mundo do conhecimento. Há também os que não fizeram a escolha, alguém escreveu esse capítulo (profissão, vocação, trabalho, etc.) de sua história, e muitos outros casos.
       Como já estamos dentro desse universo, é daqui que partimos, da relação entre o EU pessoa com o Mundo da Educação. Por ter um corpo docente quase todo vindo da área da terapêutica, o curso vai poder proporcionar informações valiosas sobre como o EU pessoa/educador funciona. É o que se chama Estrutura de Pensamento (EP). O objetivo aqui é conhecer com mais propriedade as várias partes que habitam em nós, por exemplo: as emoções, o que acreditamos, o que guardamos das experiências da vida, os fundamentos do nosso conhecimento, a maneira de pensar, raciocinar, de se comunicar, os valores, as questões ligadas à corporeidade, à sexualidade, entre outros. E também: qual desses fatores tem maior peso subjetivo, ou seja, o que fala mais alto, o que “apita o jogo” na hora das nossas decisões?  Durante todo o curso estaremos trabalhando essa interseção: EU & alunos, EU & colegas de trabalho, EU & vida pessoal, EU & carreira profissional, EU comigo mesmo, ...
      Como cada indivíduo é único, cada turma também é única. Serão trabalhadas com maior ênfase as questões e problemáticas específicas de cada turma, no contexto onde está inserida, na sua cidade, na sua região. A base desse trabalho é o conteúdo que cada educador/aluno trará como contribuição nessa construção compartilhada de conhecimento e crescimento. O diferencial desse curso são as pessoas que estarão fazendo parte dele. A vontade de cada um em ser melhor a cada dia, para também levar algo de melhor para os alunos, os filhos, os amigos. O ambiente da educação é maravilhoso para isso. Como é gratificante ouvir alguém que já foi aluno, chegar com os olhos brilhando e dizer: “Professor(a)! aquilo que você falou naquele dia eu nunca mais esqueci .....”
      É nesse espírito que nós da Gestão Pedagógica e do Grupo Itecne montamos o projeto dessa especialização. Porque acreditamos que o lugar onde vivemos, a nossa casa interior e também a exterior podem ser melhores, acreditamos na mudança, acreditamos nas pessoas, acreditamos na EDUCAÇÃO! ACREDITAMOS NA VIDA!
                                        
GRUPO EDUCACIONAL ITECNE
GESTÃO PEDAGÓGICA (Instituto de Filosofia Clínica Vale do Rio Uruguai-Chapecó/SC)

bottom of page