PROGRAMA GERAL:
- Apresentação de uma abordagem terapêutica inovadora denominada Filosofia Clínica (FC) e
sua aplicação na área da educação;
- Trabalhando com a historicidade (historia de vida): colhendo dados para o planejamento
pedagógico (dinâmicas);
- Exames Categoriais (FC): ferramenta que possibilita uma analise simplificada e um panorama geral da localização existencial do indivíduo, aluno ou grupo trabalhado;
- A Estrutura de Pensamento, a estruturação interna do indivíduo, composta de 30 tópicos com ênfase à educação: Como o Mundo Parece (Fenomenologicamente); O que Acha de Si Mesmo; Sensorial & Abstrato; Emoções; Pré-Juízos; Termos Agendados no Intelecto; Termos: Universal, Particular, Singular; Termos: Unívoco & Equívoco; Discurso: Completo & Incompleto; Estruturação de Raciocínio; Busca; Paixões Dominantes; Comportamento & Função; Espacialidade: Inversão/Recíproca de Inversão/Deslocamento Curto/Deslocamento Longo; Semiose; Significado; Padrão & Armadilha Conceitual; Axiologia; Tópico de Singularidade Existencial; Epistemologia; Expressividade; Papel Existencial; Ação; Hipótese; Experimentação; Princípios de Verdade; Análise da Estrutura; Interseções de Estruturas de Pensamento; Dados da Matemática Simbólica; Autogenia;
- Submodos da FC (procedimentos clínicos) adaptados e aplicados ao fazer pedagógico: desenvolvimento de ferramentas de ensino e suas especificidades;
- Introdução em Filosofia da Mente;
- As diferentes metodologias da Educação e Organização Escolar no mundo;
- Trabalhando ajustes existenciais na vida do educador (stress, depressão, ansiedade, cansaço, medos, limites, buscas...);
- A melhoria da qualidade de vida do docente
- O agora e seus reflexos futuros na aposentadoria: encaminhamentos, o que fazer e para onde seguir?
- Filosofia Clínica: gestão pedagógica e empreendedorismo na educação;
Obs.: o conteúdo acima será disposto conforme a organização da grade curricular do curso. Maiores informações podem ser solicitadas por e-mail.