itecne.jpg

ATENÇÃO -  VAGAS ABERTAS ENTRE 08 E 12 DE FEVEREIRO DE 2021.

Modalidades ofertadas:

- Pós-graduação Lato Sensu EAD devidamente reconhecida pelo MEC.

- Curso de formação profissional, devidamente reconhecido pela ANFIC.

​APRESENTAÇÃO:
     A Filosofia Clínica é um método filosófico de desenvolvimento de processos terapêuticos altamente personalizados, desenvolvidos a partir e para cada sujeito atendido, além de ser uma excelente ferramenta de pesquisa existencial, propiciando uma compreensão apurada das diferentes Estruturas de Pensamento e suas singularidades. É voltada principalmente à clínica (terapia), mas também utilizada em escolas, empresas, hospitais e instituições por todo o país.
      O curso de formação e pós-graduação em Filosofia Clínica tem como objetivo a formação de Filósofos Clínicos (terapeutas) com Certificado A. O curso é destinado para qualquer indivíduo com formação superior que deseje desempenhar a atividade clínica.    
       A didática de ensino é constituída de três momentos distintos:
     - Aulas semanais, ao vivo, com os professores, para revisão do conteúdo, aprofundamentos, interação com a turma e atividades práticas;
      - Espaço Virtual do Aluno, onde encontra-se todo o material didático, o qual pode ser acessado em qualquer momento e é constituído de videoaulas, podcasts, apostilas, livros e vários outros conteúdos;
    - Atividades de prática clínica, que são realizadas com o professor orientador via videoconferência previamente agendada.
        COMPOSIÇÃO DO CURSO:
O Curso de Formação em Filosofia Clínica é constituído de duas etapas distintas de formação:

ETAPA 01) FORMAÇÃO ACADÊMICA (Certificado B - Especialista em Teoria da Filosofia Clínica) – Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia Clínica, com duração de 02 anos, com 444 horas/aula;

 

ETAPA 02) FORMAÇÃO PROFISSIONAL (Certificado A) – Realizado após o término da ETAPA 01, o Curso de Prática Clínica em Filosofia Clínica tem duração mínima mínima de 01 ano, sendo constituído por 03 Módulos que são realizados preferencialmente simultaneamente:

- MÓDULO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: realizado ao longo de 02 semestres, com videoaulas gravadas;

- MÓDULO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO + ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO: dividido em 02 semestres, cujas sessões serão realizadas ao vivo por videoconferência com o professor-orientador e as atividades de estágio são realizadas na própria cidade de residência do indivíduo.

- MÓDULO DE CLÍNICA DIDÁTICA: realizado por videoconferência com o professor orientador, com sessões previamente agendadas.

 

PÚBLICO:


- Graduados nas áreas de filosofia, educação, saúde, serviço social, psicoterapias, comunicação, direito, administração e outros.

- Pessoas com ou sem formação superior, mas que desejam utilizar os conhecimentos da Filosofia Clínica para o seu crescimento existencial sem título profissional.

Turma de Filosofia Clínica em Chapecó/SC

2012

ÁREA DE ATUAÇÃO:

São diversas as possibilidades de atuação:

​

  • Atuação como Filósofo Clínico, desempenhando a atividade de terapeuta em clínicas, consultórios, hospitais, instituições educacionais, empresas e outros...

 

  • Atuação em atividades de pesquisa, ensino, consultoria empresarial, capacitação pessoal, gestão de pessoas e outros.

 

Observação: Os profissionais de outras áreas, se assim o desejarem, também poderão utilizar-se das técnicas e conhecimentos na suas próprias atividades, tais como enfermeiros, psicólogos, médicos, massoterapeutas, terapeutas holísticos, consultores empresariais, palestrantes, professores, gestores, advogados, e outros.

A TITULAÇÃO:​

- Titulação do Módulo Teórico: Certificado B - Especialista em Filosofia Clínica

- Titulação do Módulo de Prática Clínica: Certificado A / Filósofo Clínico - Terapeuta

BENEFÍCIOS:

- O curso tem como foco principal a prática dos conteúdos trabalhados;
- Possibilita os movimentos de autoconhecimento e de compreensão das pessoas próximas;
- Ajuda a melhorar a qualidade de vida;
- Possibilita compreender melhor a dinâmica dos relacionamentos familiares e profissionais;
- Possibilita trabalhar a resolução de questões problemáticas na vida particular;

- As aulas podem ser acessadas em qualquer momento e as atividades de prática clínica podem ser agendadas previamente, sendo executadas via videoconferência.